OS CERTIFICADOS FICARÃO DISPONÍVEIS PARA IMPRESSÃO PELO PERÍODO DE 6 MESES.

MENSAGEM DOS COORDENADORES

Em poucas áreas da oncologia, avançamos tanto nos últimos 10 anos como na abordagem dos pacientes com câncer de pulmão. Vivemos uma revolução no tratamento do câncer de pulmão, com resultados já mensuráveis no prolongamento da sobrevida e na melhoria da qualidade de vida de subgrupos de pacientes. A base para esse avanço é tecnológica.

Contudo, tecnologia em saúde agrega custo, e custo limita acesso, sobretudo em sistemas de saúde amplos, heterogêneos, complexos, e em evolução, como o brasileiro.

É nesse contexto que o NEOTÓRAX (Núcleo de Excelência em Oncologia Torácica) do Grupo Oncologia D’Or vem trabalhando ativamente na construção de um programa de linha de cuidado em câncer de pulmão. Como o primeiro grupo especializado em câncer de pulmão do Brasil com estratégia desde a prevenção até o tratamento, passando por diagnóstico, pesquisa clínica e estudos econômicos, o NEOTÓRAX tem como principal objetivo melhorar o acesso às tecnologias para os pacientes com câncer de pulmão no país, através da geração e disseminação de dados e informação. Nesse sentido, promovemos em 2016 o I Simpósio de Diagnóstico em Câncer de Pulmão: Desafios e Perspectivas, com a participação de mais de 300 especialistas do Brasil.

Avanços aconteceram desde então, e visando a troca de experiências, promoveremos o II Simpósio Nacional de Diagnóstico em Câncer de Pulmão: A implementação de uma linha de cuidado. O simpósio, que acontecerá nos dias 16 e 17 de março de 2017, abordará os avanços tecnológicos relacionados ao diagnóstico de câncer de pulmão, à aplicabilidade e à experiência dos novos métodos no contexto nacional, além de discutir os custos agregados e desafios e perspectivas para a incorporação dessas novas tecnologias. Ao longo do Simpósio, apresentaremos os primeiros resultados do Programa NEOTÓRAX como linha de cuidado e esperamos atrair mais colaboradores para cada um dos projetos em desenvolvimento. Acreditamos que a participação ativa de todos é essencial para o sucesso desse programa e os impactos relacionados a ele.

Para emprestar a esse evento um alto padrão científico, contaremos com a participação de convidados internacionais, além de convidados de grande relevância no cenário nacional.

Contamos com a sua participação para o sucesso desse encontro.

Carlos Gil Ferreira e Tatiane Montella
Coordenadores do Simpósio