Carta do Coordenador

 

Em poucas áreas da oncologia nós avançamos tanto nos últimos 10 anos como em câncer de pulmão.

Vivemos uma revolução no diagnóstico e tratamento dessa doença altamente letal, com resultados já identificáveis no prolongamento da sobrevida e da qualidade de vida de subgrupos de pacientes. A base para esse avanço é tecnológica.

Contudo, tecnologia em saúde agrega custo, e custo limita acesso, sobretudo em sistemas de saúde amplos, heterogêneos e complexos, como o brasileiro.

É nesse contexto que nasce o grupo NEOTÓRAX (Núcleo de Excelência em Oncologia Torácica) da Oncologia D’Or. Como o primeiro grupo especializado em câncer de pulmão do Brasil com estratégia desde a prevenção até o tratamento, passando por diagnóstico, pesquisa clínica e estudos econômicos, o NEOTÓRAX tem como principal objetivo melhorar o acesso à tecnologia para os pacientes com câncer de pulmão no país.

Seguindo esse objetivo, como evento de lançamento, promoveremos o I Simpósio de Diagnóstico em Câncer de Pulmão: Desafios e Perspectivas. O simpósio, que acontecerá nos dias 01 e 02 de abril, abordará os avanços tecnológicos relacionados ao diagnóstico de câncer de pulmão, a aplicabilidade e experiência dos novos métodos no contexto nacional, além de discutir os custos agregados e desafios e perspectivas para a incorporação dessas novas tecnologias.

Para emprestar a esse evento um alto padrão científico contaremos com a participação de convidados internacionais com vasta experiência no assunto como Dra. Paula Ugalde, Dra. Natasha Leigh e Dra. Cecilia Schott, além também de convidados de grande relevância no cenário nacional.

Contamos com a sua participação para o sucesso desse encontro.

Carlos Gil Ferreira
Coordenador do Simpósio